PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 17833 > EDUCAÇÃO AULA INAUGURAL MARCA INíCIO DO ANO LETIVO NO INSTITUTO TECNOLóGICO DE AERONáUTICA EM SP

EDUCAÇÃO

Aula inaugural marca início do ano letivo no Instituto Tecnológico de Aeronáutica em SP

Publicado: 2014-02-26 16:00:00

O Instituto Tecnológico de AeronPedro Wongtschowski, da Embrapii, profere aula magna  SD Lucas Marcoáutica (ITA), de São José dos Campos (SP), deu início (24/02)  a mais um ano letivo com a realização da tradicional Aula Magna. Este ano, o convidado para palestrar aos mais novos "iteanos" foi o presidente do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Prof. Dr. Pedro Wongtschowski. O evento contou com a participação de autoridades civis e militares. Entre elas, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira, e o Reitor do ITA, Prof. Dr. Carlos Américo Pacheco.

Durante sua exposição, Wongtschowski questionou qual era o papel do engenheiro na sociedade atual. “O profissional de engenharia hoje precisa descobrir soluções para problemas que ele mesmo há de criar, e não para problemas já conhecidos”, ressaltou. O presidente do Conselho de Administração da Embrapii citou ainda empreendedores que tiveram ideias inovadoras e saíram do ambiente universitário, como Bill Gates e Mark Zuckerberg, fundadores da Microsoft e do Facebook, respectivamente.

De acordo com Wongtschowski, o ensino de engenharia hoje demanda uma postura diferenciada em relação à do passado. “Aprendizado flexível, uso de tecnologias digitais, maior interação e trocas de experiências; sem dispensar o conteúdo do passado, enfatizamos o trabalho em equipe e o apreço pelo novo”, explicou. Ainda segundo o professor, no processo de expansão do ITA, que está em curso no momento, abre-se uma janela de oportunidades para instituição. “Ser fonte de inovação para a indústria, ser parceiro na otimização de processos e lançamento de produtos inovadores são alguns dos desafios”, complementou.

Novos alunos

Um dos alunos aprovados no último vestibular do ITA é o carioca Gabriel de Oliveira Castellões, ex-aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Para o jovem de apenas 19 anos, a entrada na Escola de Engenharia do Comando da Aeronáutica representa a concretização de um desejo.

“Antes de entrar na EPCAR, eu estava em dúvida se queria ser engenheiro ou não. Na Escola, tive a oportunidade de me envolver em atividades como as do Clube de Exploração Espacial, no qual desenvolvi trabalhos sobre propelentes sólidos – os combustíveis dos foguetes – e isso me ajudou a fazer minha escolha”, revela o mais novo estudante de engenharia aeroespacial.